domingo, 28 de fevereiro de 2010

9. Função: (O) Mídia

Mídia: O dia do mídia geralmente segue um padrão muito particular, independente do sujeito ser estagiário ou diretor de mídia. Eles chegam na agência 9:30, até as 10:45 olham os e-mails pessoais, os e-mails de sacanagem, as notícias, sites de fofoca, o horóscopo, o guia da tv a cabo e, por fim, os e-mails de trabalho. Aí é o momento aonde vão até a copa pegar um café e bater papo até umas 11:30.

Fonte: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Publicit%C3%A1rio



O que faz um mídia?
Veja bem: uma agência é composta basicamente de atendimento, criação e mídia (tem várias outras subdivisões que, na verdade, só servem para dar nomes mais bonitos para o serviço daqueles que fazem parte do almoxarifado da agência, então, esnobe-as).
Calcule: os caras do atendimento fazem o atendimento (Dã!); ali decidem tudo sobre a campanha, algo que demora, no mínimo, uma semana; dali já passam o que tem que ser feito pra parte de criação, lá desenvolvem toda a parte impressa, de vídeo, de áudio e de internet; depois retornam ao atendimento e este fecha o job (só coloquei essa palavra aqui porque todo publicitário tem que usar estes termos) com o cliente.

Então, no fim desse processo, o que fez o mídia?



Quero ser um mídia! :D



PS.: Fazia quase 1 ano que não passava por aqui... prometo que vou ser mais frequente... ou não.

3 comentários:

  1. Cara gostei muito do seu blog, trabalho em uma agencia de publicidade aki no Rio onde tem um milhão de histórias pra contar de manés publicitário, antes q pergunte sou arte-finalista, e cai nessa de para quedas e to estudando administração pra poder cair fora... parabéns... cara tu pode me passar seu e-mail?

    ResponderExcluir
  2. Cara eu concordo que publicidade realmente é foda e não vale muito a pena...mas discordo em partes do que você disse sobre o Mídia...se você estudou, sabe que é o mídia quem decide aonde cada coisa feita pela criação vai ser usada, é o mídia que orça, é o mídia que diz quando cada peça aparece em cada veículo e meio, em muitas vezes até mesmo decide todos os veículos e meios. Tudo depende do organograma da agência.`
    Pode até soar que estou puxando a sardinha pro lado de quem trabalha com mídia, até porque trabalhei alguns anos com isso, e foi a única área que realmente me interessou. Porém o mercado publicitário não ajuda muito.

    ResponderExcluir
  3. Cara, por favor, estude/trabalhe/amadureça um pouco mais antes de desabafar de maneira tão inconsequente. Sinceramente, não sei e nem quero saber que agência de publicidade é esta que você citou acima. Trabalho com Mídia, e minha rotina é muito diferente disso que descreveu. Alguma vez você já tentou entender o que faz um Mídia? Provavelmente você deve ter dito péssimas experiências com os profissionais de mídia da agência que trabalhou. Tome cuidado ao generalizar.
    Já reparou que as duas áreas que mais existem profissionais em agências grandes são Atendimento e Mídia? Sabe por que? Porque essas duas áreas exigem braço, trabalho braçal, envolvem um bilhão de processos maçantes e cansativos. Enfim, Mídia é uma merda, eu trabalho com isso atualmente e odeio, mas por favor, não me venha falar que Mídia não trabalha. Hahahahah

    Abs!

    ResponderExcluir